A propósito do que vale a pena ser lido...


"As minhas mãos são brancas. Mesmo que vá à praia as minhas mãos são brancas. Não sei se as mãos das outras pessoas mudam de cor com o sol ou com a temperatura, mas as minhas acho que não… Também nunca olhei com atenção. Como aquelas coisas que estão tão presentes que nem pensamos nelas. As minhas mãos nunca saíram para fazer uma viagem ou coisa assim… Nunca discuti com elas, nem com uma nem com outra e acho que também nunca discutiram entre si. Já devem, por outro lado, ter discutido com outras mãos iguais ou diferentes. Acho que quando for preciso, e se outras mãos me chatearem muito, as minhas mãos entram logo em minha defesa… Mas atenção que não estou a falar de força bruta, estou a falar de dança. Uma espécie de combate onírico. Acho que as minhas mãos devem ser boas nisso… devem ter jeito para atacar e defender sem chegar a tocar, sem chegar a arranhar… devem ser boas para puxar, para atrair como íman mas sem tocar, para mandar embora outras mãos já com força depois de pararem comigo.
Já vi as minhas mãos tristes quando outras mãos passam sem parar. Já vi as minhas mãos tristes quando o frio de outras mãos as congelam ao ponto de não se conseguirem mexer mais… Às vezes, as minhas mãos sozinhas não existem, não se encontram uma à outra e fica escuro. Mas isso também não costuma demorar muito, porque vêm os braços e ajudam o corpo a ficar quente outra vez… As minhas mãos, juntas, são muitas. Tantas que se perde a conta principalmente quando as tuas também se juntam ao “grupo das mãos juntas”. É um grupo com bom ambiente e não se tem que pagar mensalidade. Só é preciso agarrar outras mãos sozinhas.
Em determinadas estações, as minhas mãos apaixonam-se por outras mãos… e levam-me atrás, mas eu também não penso. Entramos os cinco em transe (eu, as minhas mãos e as outras duas mãos) e dançamos todos numa roda gigante e bem pirosa. Entrelaçam-se, sentem-se, despem-se, lavam-se e descansam. E eu… sempre aqui. Inseparável.
As minhas mãos são cor de pele e ficam meias roxas com o frio. Depois de apanhar sol ganham um certo bronzeado na parte de trás. Tenho muitas linhas na palma da mão que devem ser muito interessantes de se ler, mas eu não sei fazer isso, nem quero. Os meus dedos não são grandes, mas também não são pequenos, dão para a guitarra. Estou, desde que nasci, a tentar deixar de roer as unhas."
Tiago Bettencourt, Janeiro de 2006

Comments

joao said…
Vale mesmo a pena ser lido esse texto. Maravilhoso.
paula said…
Que texto maravilhoso sobre as mãos...inspira-me a escrever sobre as minhas e a lembrar-me o quanto lhes estou grata por tudo aquilo que temos feito em conjunto, tudo que temos partilhado, tocado, acarinhado, agarrado, descascado, besuntado enfim...tem sido uma boa parceria ;)
k deus conserve e guarde as nossas mãos!

bjinhos
Noa said…
Nem me fale Paulinha. Eu não disse que ele era o máximo escrevendo? Eu não disse???
Fico contente que tenha gostado. Eu quando li não acreditei. Pensei pra mim mesma, como é possível?
Sabe pq a gete adimira tanto aqueles poetas que já morreram há tanto tempo e de repente percebe que aqui, ao nosso lado existe um rapaz que não deixa nada a dever ao melhor dos melhores. Queria ser uma mosquinha pra ler td que ele escreve. bjs mil!
paula said…
é verdade o k dizes, ele escreve muito bem! Quem sabe se um dia não publica um livro de crónicas ou de poemas?
Portugal é um país de poetas, amiga...deve existir um em pelo menos em cada casa...ok, é exagero, mas não anda muito longe da verdade. Eu, pelo menos, conheço vários, anónimos, não publicados, as palavras na ponta da caneta e que vão escrevendo, a rimar ou não, o que lhes vai na alma. Axo que todos somos um bocadinho poetas, não axas?

bj
Noa said…
AH, sua exagerada!!!! Um em cada casa? Eu não conhecia nenhum que escrevesse assim desde o século passado looooolllllllllllllllllll.
Não desmereça o meu poeta preferido, pleeeaseeeeeeeeee!!!!!!
Vc precisa ver as letrasssssss das músicas. Se ele escrever um livro acho que nem sei....serei a primeira a comprar......bem, não adianta..estou viciada no que ele escreve e canta. Não tem jeito.
Mas vc tem razão, tem muita gente boa , mta gente que escreve bem, conheço pesssoas q escrevem coisas que adoro, mas ele é diferente. Acredite. Ele é especial. Vc vai ver. Um dia vc vai lembrar de tudo que eu te disse. Beijos e saudades diocê!!!!
Betina said…
Oi Deia

Quem é esse q escreveu esse texto mais que maravilhoso? É daí de Prtugal?
Anonymous said…
Enjoyed a lot! »

Avalanches