OSTERA - Deusa da Primavera

Que seja bem vinda a PRIMAVERA!!!!!!!!!


(Botticeli)

Ostera - segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Representa o renascimento da terra, muitos de seus rituais e símbolos estão relacionados à fertilidade. Ela é o equilíbrio quando a fertilidade chega depois do inverno. É o período que a luz do dia e da noite têm a mesma duração. Ostera é o espelho da beleza da natureza, a renovação do espírito e da mente. Seu rosto muda a cada toque suave do vento. Gosta de observar os animais recém-nascidos saindo detrás das árvores distantes, deixando seu espírito se renovar.!!!!!


A Páscoa:
Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra "páscoa" – do hebreu "peschad", em grego "paskha" e latim "pache" – significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.



Sem dúvida alguma, "a Páscoa é a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação que terá ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.
A data é também uma importante data para os judeus (com o nome de Pesach, significando passagem), comemorando a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito, conduzidos por Moisés e passando pelo Mar Vermelho. A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir. A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “seder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade.
Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica como o Pesach(páscoa). As hipóteses mais aceites relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o historiador inglês do século VIII, Beda. É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pesach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os Persas, Romanos, Judeus e Armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.
Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais.
Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera. "
Fonte: vários sites

Já a ideia de transformar esses ovinhos coloridos em ovinhos de chocolate, aconteceu bem mais tarde, já depois de 1800 e faz parte de uma outra história que posso contar depois, numa outra ocasiao.

Espero que todos aqueles que passam por aqui tenham passado uma excelente "Páscoa" e tenham aproveitado bem este feriado prolongado para descansar, recarregar baterias, renovar as forças e arejar o espírito. Que a primavera possa trazer cor e perfume as nossas vidas! Houve uma mudança no mundo. O inverno se foi. A primavera chegou. Viva!!!!

Um beijinho a todos e uma semana maravilhosa, são os meus sinceros votos.

:o)

Comments

greentea said…
que a deusa chegue depressa
para inundar as nossas vidas
a Terra
o Universo
de tudo o que ela traz consigo

RENOVAÇÃO!

Bjs
paula said…
oi amiga!
só passei aki para te dar um beijinho e dizer k gosto muiiiiiiiiiiiiiiiiito, de ti!!!! e k te desejo as maiores felicidades na tua nova empresa ;)
ah! e k vou ter imensas saudades tuas...akilo não será o mesmo sem ti, snif...ainda nos encontramos lá novamente!!

beijuuuuuuuuuuu
Mariana said…
Lindo, lindo, mas quero saber.. comeu CHOCOLATE???
Mariana said…
Lindo, lindo, mas quero saber.. comeu CHOCOLATE???
Anonymous said…
Excellent, love it!
» »
Anonymous said…
Vim dar a este blog sem querer...andava no Google à procura do Almanaque e da Páscoa e dos ovos e dos coelhos...and so on!

Boa Páscoa, já agora!
Comamos os ovop e deixemos os coelhinhos em paz!

teachermarypoppins.blogs.sapo.pt

Avalanches